Pandemia reforçou a importância da Saúde Pública

O Presidente do GRA, José Manuel Bolieiro, recebeu em audiência em Ponta Delgada com o Coordenador Logístico para o processo de Vacinação nos Açores, Pedro Monjardino, que agora deixa o cargo. Bolieiro disse que o “momento excecional” criado com a doença trouxe consigo “uma nova cultura na sociedade em geral, e também, no Serviço Regional de Saúde, para a importância estratégica da Saúde Pública”.

“Ganhámos uma nova consciência para a relevância da Saúde Pública no comportamento social. Isso terá com certeza efeitos para futuro”, assinalou. “A situações excecionais temos de reagir com excecionalidade”, disse ainda o Presidente do Governo, antes de saudar Pedro Monjardino pela “missão cumprida e com sucesso” de vacinar contra a CoViD-19, de forma massificada, os açorianos.

Este foi um desafio “complexo” onde a coordenação, quer regional quer nacional, foi decisiva, e na qual sempre existiu “diálogo, compreensão e sinergias”. Apesar do “índice de inoculação muito significativo” na RAA, o processo não termina com a saída de Pedro Monjardino, disse. Bolieiro reconheceu o trabalho que tem vindo a ser efetuado pelos profissionais de saúde ligados à pandemia, e destacou também o comportamento dos açorianos, quer no que diz respeito ao controlo epidemiológico, quer à postura durante o processo de vacinação.

Categoria:Política e Partidos