Açores participa na Feira Internac. de Construção - Tektónica 2021

O Projeto ReBuild 17, promovido pela Secretaria Reg. das Obras Públicas e Comunicações, através do Laboratório Reg. de Engenharia Civil (LREC), participa na Feira Internac. de Construção - Tektónica 2021, que decorre até sábado na FIL (Feira Internac. de Lisboa), e onde decorrem também ciclos de conferências com foco nos temas que marcam a atualidade no setor: Competitividade, Sustentabilidade e Resiliência na Construção.

Para além de se fazer representar nesta feira através de um ‘stand’ com a exposição de resíduos de construção e demolição, nos seus diversos estados de composição e incorporação em modelos demonstradores, o projeto teve a oportunidade de integrar o painel das apresentações de Feira, onde foi possível dar conhecer o projeto, o mecanismo financeiro, os seus objetivos e resultados esperados e obtidos até ao momento.

Destacando o contributo de um projeto com esta ambição, no contexto de estímulo da circularidade naquele que é um dos maiores setores produtores de resíduos em Portugal, o ReBuild 17 pretende desenvolver e implementar uma plataforma para a valorização de resíduos originados no setor da Construção Civil, em particular na RAA, com um modelo passível de ser replicado noutras regiões, onde participem os vários ‘stakeholders’ associados ao setor, desde produtores a operadores e valorizadores de resíduos.

Para o conseguir, o ReBuild 17 tem vindo a promover ações de dinamização entre ‘stakeholders’, realizando reuniões de recolha de contributos e disseminação de conhecimentos, bem como visitas técnicas a instalações de empresas com competências no âmbito do tratamento e processamento de resíduos.

Com vista à criação de soluções técnicas que incentivem a participação inicial na plataforma e criem uma dinâmica de inovação e fomento da circularidade entre os envolvidos no processo de gestão e tratamento de resíduos, a equipa do projeto tem vindo a estudá-los e caraterizar, desenvolvendo modelos demonstradores através da incorporação de resíduos em novos materiais a utilizar na construção.

Recentemente, o ReBuild 17 marcou também presença no World Circular Economy Forum, através da participação do Diretor do LREC, Eng. Francisco Fernandes, sendo o único orador português dos 100 registados, num evento que contou com a participação de 9 mil congressistas de provenientes de 160 países.

Esta distinção foi também evidenciada na participação de uma das técnicas superiores do LREC, Dra. Catarina Amaral, que concluiu com sucesso o curso de formação na 10th International Summer School on Lyfe Cycle Approaches to Sustainable Regional Development, sendo a única participante portuguesa entre os 30 que realizaram o curso internacional, em formato virtual, tendo ainda efetuado a apresentação de um projeto no âmbito da análise do ciclo de vida dos materiais.

Este projeto surge no âmbito do Programa Ambiente, financiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants, e é promovido pela Secretaria Reg. das Obras Públicas e Comunicações do GRA, através do LREC, e em parceria com a Centro Inovação de Produtos Materiais Avançados (CIMPA) e a empresa islandesa ReSource International.

Categoria:Economia e Empresas