Portos dos Açores e o sindicato Oficiaismar em sintonia

O cancelamento do pré-aviso de greve do sindicato Oficiaismar “dava voz a apenas 6 pilotos" - dos 16 pilotos dos de São Miguel e Santa Maria. O sindicato afirmou que as reivindicações “foram satisfeitas”, disse à Lusa Carlos Sousa Coutinho.

O Conselho de Administração (CA) da Portos dos Açores saudou o fim dos impasses pelo diálogo assertivo entre as partes e na procura de soluções e consensos. Que seja a regra para o futuro.

O Comunicado da Portos dos Açores informa que “com esse objetivo que convocou uma reunião com todos os pilotos, e que, entre outros assuntos, realizou um levantamento interno sobre o uso dos capacetes de proteção individual aquando dos embarques/desembarques”, tendo constando “com especial agrado uma franca adesão na sua utilização”.

Quanto à obrigatoriedade na utilização do capacete, como EPIs (equipamentos de proteção individual), o CA alterou a terminologia a constar do futuro “Manual de Operações e Segurança das Operações Portuárias”, de OBRIGATÓRIO para FORTEMENTE RECOMENDADO.

Isto coloca nos trabalhadores a responsabilidade de usar os capacetes (EPIs) e a ter maior conscientização dos riscos que podem acontecer.

“Atendendo que nunca houve padrão anterior definido, entendeu-se que criar um padrão já era um enorme avanço em termos de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho.”

Mas, o CA pode “voltar a alterar para OBRIGATÓRIO, assim que as normas internacionais o decidirem ou quando outros portos nacionais de referência o façam”, acrescenta.

O CA da Portos dos Açores mantem o entendimento de que “todas as oportunidades para melhorar as condições de segurança e operação dos pilotos devem ser aproveitadas”.

“Nesse âmbito, ficou o compromisso de ambas as partes melhorarem os canais de comunicação e eliminarem pontos intermédios de passagem de informação, apontando-se, como solução a curto prazo, a passagem da dependência dos pilotos diretamente ao CA”, revela. Esta solução, diz o CA, “reuniu o consenso de ambas as partes”.

Categoria:Política e Partidos