Portugal garantiu pela 1 vez um lugar na final do Mundial de Futsal

Portugal garantiu, esta quinta feira, um lugar na final do Mundial de Futsal ao vencer o Cazaquistão nas grandes penalidades em jogo da meia-final, disputado em Kaunas, na Lituânia. A equipa portuguesa esteve a vencer até ao último minuto da partida, mas o Cazaquistão conseguiu empatar e colocar-se em vantagem no prolongamento, período em que os lusos marcaram novamente e levaram a decisão para os penáltis. Aqui, Portugal foi melhor (4-3) e conseguiu o bilhete para a final.

O primeiro golo do encontro foi marcado no início do segundo tempo por Pany Varela, após um bom passe de Miguel Ângelo e com a bola ainda a bater no poste antes de entrar. Foi o 6 golo do jogador do Sporting neste campeonato do mundo.

A faltar um minuto para o apito final, o Cazaquistão consegue empatar a partir, por intermédio de Nurgozhin, levando a decisão do finalista para o prolongamento.

Aqui, a formação asiática marcou no primeiro minuto. Douglas Jr. converteu um livre direto com um remate forte e rasteiro, fazendo a bola passar por baixo das pernas de Bebé.

Nos instantes finais do prolongamento, Bruno Coelho fez o 2-2, numa jogada de insistência de Pany Varela, tendo atirado de primeira e sem hipóteses de defesa para Higuita.

Nas grandes penalidades, Portugal marcou 4 golos contra os 3 dos cazaques.

A final contra a Argentina está marcada para as 18h00 deste domingo, com transmissão na RTP1.

Para chegar até esta fase do torneio, Portugal terminou na liderança do Grupo C, com 7 pontos, resultantes de vitórias frente a Tailândia (4-1) e Ilhas Salomão (7-0) e um empate com Marrocos (3-3), tendo, na fase a eliminar, afastado a Sérvia, nos oitavos de final, por 4-3, após prolongamento, que também foi preciso nos ‘quartos’, para derrotar a Espanha, por 4-2, após recuperar, de forma épica, de uma desvantagem de 2 golos. Hoje, os portugueses ultrapassaram a equipa cazaque por 1-0.

Na outra meia-final, a Argentina conseguiu manter vivo o sonho de revalidar o cetro mundial, conquistado em 2016, na Colômbia, ao vencer o Brasil, por 2-1, num jogo em que o pragmatismo e solidez defensiva foram as ‘chaves’ perante um rival perdulário.

Portugal, que já superou o melhor resultado de sempre na competição, o 3º lugar alcançado em 2000, na Guatemala, vai disputar a Final do Mundial de 2021 no domingo, frente à campeã Argentina, enquanto o Cazaquistão defrontará o Brasil no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.


Categoria:Desporto