Cartilha de Sustentabilidade para os Açores

O Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, defendeu na noite de quinta feira que a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, representa um “verdadeiro tratado de normas de inspiração e orientação” para a RAA.

“Em matéria de sustentabilidade ambiental, o legado dos Açores é uma referência mundial. E não é apenas por sê-lo, é-o também por ser reconhecido mundialmente”, vincou Bolieiro, falando no final da assinatura da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores por parte dos membros do XIII Governo Regional.

A sessão decorreu na cidade da Horta e o evento integrou-se nas celebrações do Dia Mundial do Turismo.

“Temos uma política de sustentabilidade afirmada. Temos um plano de ação de sustentabilidade no nosso desenvolvimento”, enalteceu o Presidente do Governo, para quem devem também ser dados passos noutras áreas e haver um “percurso progressivo” de “sustentabilidade social, económica e também cultural”.

O momento, lembrou ainda José Manuel Bolieiro, foi aproveitado pelo Executivo para fazer uma reflexão “sobre a sustentabilidade” turística “na sua visão mais holística”, havendo do XIII Governo Regional uma “profunda ideia de coesão territorial”, em que “nem a maior nem a mais pequena ilha ficarão para trás nos objetivos definidos”.

Antes, o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, sublinhou o trabalho efetuado no que refere à retoma turística para o pós-covid-19.

“Os Açores têm vindo a consolidar o seu posicionamento como destino turístico de Natureza, cada vez mais associado a uma imagem idílica, acolhedora e sustentável. São forças diferenciadoras que nos trazem grandes benefícios, mas também grande responsabilidade. É, por tudo isso, que reafirmamos hoje o nosso papel liderante no desenvolvimento do Turismo sustentável”, disse.

O documento assinado na quinta-feira assume publicamente o compromisso para com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, declarados pelas Nações Unidas, e com a sustentabilidade do destino turístico Açores.

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia e conta já com 155 entidades subscritoras, com mais de 600 compromissos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a alcançar.

Esta iniciativa decorreu na mesma semana em que a Região recebe o auditor da EarthCheck, entidade certificada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), no âmbito do processo de renovação da certificação nível Prata como Destino Turístico Sustentável.

Categoria:Economia e Empresas